Hospedagem em Buenos Aires

A Diva Cynthia me perguntou num post onde eu tinha me hospedado em Buenos Aires e eu decidi fazer um post sobre esse assunto ao invés de simplesmente responder que foi no lugar X no Bairro Y.

Começei a pensar em como o bairro escolhido pra se hospedar por lá pode mudar toda a sua experiência em relação à cidade. Eu fiquei num Hostel super charmoso/simples no comecinho do bairro da Boca. Quando dizia para alguém aqui no Rio que iria me hospedar na Boca todo mundo só sabia me dizer uma coisa: você é maluca, muda de hostel, lá é muito perigoso e tal. Só que era reveillon e a cidade estava lotada de turistas, não tinha jeito de mudar e eu resolvi encarar, afinal me criei na Tijuca hehe.

Quando cheguei no Hostel de la Boca fiquei surpresa pois o ambiente não condizia em nada com o que as pessoas diziam. Tudo bem que aquela parte da Boca é fronteira com o bairro de San Telmo e praticamente considerada Parque Lezama (já falei desse parque aqui). O Hostel é bem simples, como qualquer hospedagem do gênero, mas é todo decorado com pinturas e grafites bacanérrimos e os funcionários são bem atenciosos. Há quartos privativos para duas pessoas com ou sem suite ou quartos coletivos no melhor esquema mochilão.

Fotenho de uma das salas do Hostel de la Boca. Essa pintura estava sendo executada enquanto a gente estava lá.

Só que o que eu queria mesmo dizer sobre hospedagem é que o fato de ter ficado no Bairro da Boca me proporcionou ver uma Buenos Aires muito menos "afetada" e muito mais real do que a de quem se hospeda em bairros como a Recoleta ou Palermo. Eu visitei esses bairros, aliás, rodei por toda BA, mas não dá pra negar que a gente acaba saindo pra comer e passear bem mais nos arredores do lugar onde estamos hospedados do que do outro lado da cidade né?

A Boca tem seu lado estranho sim, especialmente no dia 1 de janeiro, quando tudo está fechado (menos o Caminito, centro turístico da Boca). Mas eu tenho um ímpeto muito grande de viver experiências mais próximas do estilo de vida de quem mora no lugar do que de ver a cidade planejada para agradar turistas ou as bolhas de riqueza que não são o verdadeiro retrato de nenhum lugar (ou alguém acha que o Rio inteiro é o Leblon do Manoel Carlos?)

Pelo fato de estar a 5 minutos a pé de San Telmo, o bairro mais boêmio de BA se tornou o meu quintal por uma semana, tanto durante o dia quanto à noite. Isso influenciou no perfil das minhas compras, na escolha dos restaurantes e até em alguns programas escolhidos.


vitrine de uma das lojas de San Telmo

Eu usei todos os meios de transporte disponíveis em BA: taxi, metrô, ônibus e meus lindos pezinhos. Foi a melhor coisa que poderia ter feito. Foi por indicação de um taxista que achei a Confeitaria Ideal, e foi pegando o metrô que descobri a belíssima estação Central de BA, de onde saem trens para outras cidades e quase todas as linhas de metrô. Destino nada turístico, mas muito bacana.


Fachada de um dos bares do Caminito. Quilmes litrão bem gelada é sempre uma boa pedida.

Foi andando a pé para uma boate no Centro em plena noite de Reveillon (não tinha taxi de jeito nenhum) que percorri cerca de 10kms pelas mais diversas ruas da cidade e pude ver os imponentes prédios públicos em um tour bem peculiar. Claro que cheguei podre na boate e não curti nada, mas valeu a experiência.

eu toda bapho no MALBA, que fica em Palermo

E finalmente foi no ônibus da linha 152 que tive a experiência de andar numa boate sobre rodas (também no post do link acima). Inesquecível. Depois fiquei sabendo que o 152 é considerado o ônibus ideal para percorrer os principais pontos turísticos da cidade e fazer um citytour por apenas 3 pesos.

Quem se hospeda em Palermo Hollywood ou Palermo Viejo acaba passeando mais por aqueles arredores (que são lindos e cheios de atrações também), mas a tendência é não sair do padrão looosho que a cidade oferece, até porque como o real valorizado a gente começa a se achar rico em qualquer lugar de lá e entra numa de só badalar em Puerto Madero e tal.

Só digo que não me arrependo de ter ficado hospedada na Boca e ficarei no mesmo Hostel quando voltar lá. Quem quer uma cama super macia e café da manhã incluído na diária definitivamente vai preferir um hotel de verdade num bairro mais tradicional. Mas isso é questão muito pessoal, só achei que merecia dividir com vocês. Só queria dizer que dá pra ser Diva em qualquer circunstância, porque ser Diva está na nossa disposição em tirar proveito do que vier, seja numa viagem ou no dia-a-dia.

Espero ter ajudado a Cynthia e alguma outra Diva que vá para BA em breve. Desculpem o tamanho do post, super me empolguei. O Hostel de la Boca fica na Av. Almirante Brown 168.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que grata surpresa ver q minha pergunta virou um post inteiro! Preferi fazer reserva num hotel na Av. de Mayo (pela cama macia e café rs enfim, o conforto), mas meu objetivo é viver a cidade como ela realmente é.

Obrigada mais uma vez.

Cynthia