Os loucos preços das passagens aéreas

No sábado à tarde eu passei cerca de 5 horas tentando comprar passagens aéreas pra minha viagem de setembro. Como terei alguns voos internos e mais um voo internacional, as datas tiveram que ser muito bem ajustadas para que se encaixassem. Foi um verdadeiro quebra-cabeça na tentativa de gastar menos, que incluiu algumas )poucas) horas de espera entre aeroportos e uma escalinha de leve (sou baixa renda mas não perco a pose).



Por isso, quando vi esse post do site Melhores Destinos, tive que compartilhar aqui para que as Divas entendam melhor como funciona a loucura da variação de preços da mesma passagem aérea. Eu já falei desse site em outras ocasiões, mas esse post específico é bem útil pra nos fazer dominar a dinâmica dos preços e assim tirar o melhor proveito.

"Primeiro você precisa entender que em um mesmo voo dentro do Brasil é possível ter pessoas que pagaram R$59, pessoas que pagaram R$300 e ambas irão receber exatamente o mesmo produto/serviço. Isso é assim no mundo todo.

A companhia aérea divide o avião em vários pedaços (conjuntos de poltronas) e as passagens de cada grupo desses terão preços diferentes. Observe que o serviço prestado será exatamente o mesmo, só vai mudar o valor.

Além desses grupos de poltronas as companhias também têm as classes tarifárias. Normalmente o serviço prestado será o mesmo independente da classes tarifária, o que muda são algumas “regalias” como: mudar a data da passagem sem precisar pagar mais ou receber mais milhas por voo. Mas na hora da viagem vocês vão ali, um ao lado do outro.

Você já viu um anuncio de uma passagem por R$59 e quando foi comprar o menor preço era R$99? Será que era mentira então? Não era! Abaixo tem uma imagem para tentar explicar melhor isso.

Para facilitar a conta vamos considerar um exemplo fictício de um avião com 100 poltronas. A empresa aérea venderá 12 passagens por R$59, 12 por R$69, 30 por R$99 e 46 por R$199. Aí ela coloca um anúncio que tem passagens nesse voo por R$59, depois que as 12 pessoas comprarem o preço irá “subir” para R$69. Isso é assim no mundo todo, se chama Yield management e goste você ou não é isso que permite ter algumas passagens bem baratas.

OBS: nada de achar que a parte de trás do avião vai estar sempre em promoção hein! Isso é um exemplo que nada tem a ver com a localização na aeronave, é só pra ilustrar a divisão das quantidade de poltronas.
 
Agora você já sabe, quando vir um anúncio de um valor e não encontrar é porque naquele voo não tem mais. O que fazer? Pesquisar em outras datas. É por isso que insistimos tanto para pesquisar. Se você quer mesmo viajar, pesquise em outras datas que pode ainda encontrar o valor anunciado. Não vá perder tempo reclamando que enquanto isso tem milhares de leitores do Melhores Destinos pesquisando e comprando.


Como funcionam as promoções de passagens aéreas?

Têm vários formatos, vamos dar dois exemplos:

1 – Pegar um bloco desses e determinar um valor. Olhando a imagem que colocamos no post, uma empresa pode pegar esse bloco 3 que custa R$99 e colocar por R$49. Nesse caso, quando vender as passagens desse grupo os preços irão para R$259.

2 – Dar um desconto sobre todas as tarifas. Nesse caso todas as tarifas do voo terão o desconto e a medida que uma tarifa for esgotando, você poderá comprar na tarifa imediatamente mais cara mas com o desconto".

Divas, então olho aberto pras promoções e nada de desanimar na hora de achar a melhor tarifa. Dá trabalho mas a satisfação de pagar pouquinho pra viajar não tem preço.

Um comentário:

Rebecca Leão disse...

Duas coisas: meu amigo de Buenos Aires está em Mendoza, exilado até agosto. Por isso não te dei aquele retorno sobre as dicas da sua viagem... sorry!
A outra é que estatísticas provam que o pessoal que viaja no fundão do avião, no corredor, tem mais chance de sobreviver num acidente do que quem vai na frente. Por isso, acho até que as passagens dessa parte do avião deviam ser mais caras. Acho que não são porque o pessoal não tem paciência de esperar no desembarque e prefere disputar poltronas para ir na frente mesmo. Mas, viajar de corredor sempre - essa é a regra... perde-se em visual da janela, mas ganha-se em segurança... Bjs