Lanternas Vermelhas


No post que fiz sobre o site Estante Virtual comentei que comprei o livro Adeus China e que queria lê-lo até o dia 17. Bem, cheguei apenas na metade dele, mas queria dividir com vocês o motivo da pressa.
Hoje eu fui assistir ao Balé Nacional da China, pela primeira vez no Brasil. Não foi exatamente um programa baixa renda, mas tem coisas que valem muito à pena. Na intenção de maximizar a experiência (leia-se, me apegar ainda mais à história/à performance) eu decidi alugar o filme Lanternas Vermelhas (a mesma história encenada por eles, dirigida pelo mesmo diretor) e comprar o livro supra-citado, que conta a história de um menino que escapou da miséria das comunas de Mao graças ao balé.

O Filme eu não consegui assistir ainda, mas o livro eu devorei o quanto pude até hoje. Não queria largar. O balé se tornou ainda mais fantástico ao passo que fiquei imaginando que um dos bailarinos que dançavam ali poderia ser o personagem/autor do livro. Saber que se trata de uma história real é muito impactante, e me fez perceber a China de uma forma muito mais profunda do que eu poderia imaginar.

Recomendo ambos, e quando terminar o livro farei uma resenha despretenciosa sobre ele, a quem interessar possa.





Nenhum comentário: