Como comprar certo nas lojas Duty Free

Por ocasião desta viagem tive a chance de passar pelas lojas do Duty Free do Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires, tanto no embarque como no desembarque. É claro que dei uma conferida nos produtos em todas elas, e aqui está um balanço do que descobri passando pelas lojas. Acredito que essas informações valem não só para essas três cidades, mas para qualquer cidade pela qual vocês embarquem/desembarquem em viagens para o exterior.

1) Pesquise as marcas presentes em cada país porque as marcas variam muito de país pra país. Para dar uma ideia, das três cidades que passei, a MAC só tem aqui no Brasil, e mesmo assim só no desembarque, então tem coisas que não adianta adiar a compra achando que vai encontrar depois. A melhor maneira de descobrir é pelos respectivos sites das lojas.


2) Faça uma lista de produtos desejados e compare os preços entre todos os Duty Free, a diferença é absurda!!! Não tem problema deixar todos os produtos que você pensa em comprar reservados no embarque pra pagar só no desembarque, pois assim você tem a tranquilidade de pesquisar e a certeza de garantir o produto.

3) Verifique se as promoções que vem com brinde realmente valem a pena. Vou dar um exemplo prático: reservei pra minha mãe um Narciso Rodriguez Eau de Toilette que vinha com um creme de mão de mesma fragrância de brinde no Free Shop do Brasil. Em Montevideo o mesmo Eau de Toilette custava U$10 a menos sem o brinde, e o Eau de Parfum custava o mesmo que a Eau de Toilette no Brasil. Para quem não sabe, os Eau de Parfum tem concentração e fixação bem maior que os Eau de Toilette, portanto é necessário usar bem menos e ele fica o dia todo. Então o custo-benefício dele é bem maior que o do outro. Claro que eu preferi abrir mão do creminho em prol de ter um vidro inteiro de Eau de Parfum pelo mesmo preço da Toilette. Outro caso são os brindes que você tem que comprar alguma coisa e ainda tem que pagar uma grana a mais para ter o "brinde". Se tem que pagar já deixa de ser brinde, ou eu tô maluca?


4) Verifique as tendências do dolar na hora da sua compra, especialmente se você for parcelar. Dependendo do comportamento da moeda estrangeira vale a pena fixar as parcelas em real ou deixar ao sabor do cambio do dia do fechamento do cartão.


5) Não compre por impulso. Vou contar uma historinha rápida: na volta de Montevideo voei bem atrás de duas meninas que obviamente estavam fazendo sua primeira viagem ao exterior. Como eu sei? Por dois motivos: o primeiro foi a quantidade de compras da Victorias Secret no Free Shop, onde a diferença de preço pra loja é gigantesco (além dos produtos de make não serem muito bons né?). O segundo foi a compra de produtos em modelo "kit de viagem", ou seja, miniaturas estilo amostra grátis vendidas a um preço exorbitante com a "vantagem" de poder levar vários produtos da linha de uma vez. E dois desses kits elas compraram no Free Shop de bordo do avião simplesmente porque viram na revista de bordo, sem ter sequer visto o produto na mão! Puro impulso. Deu vontade de catucar e falar alguma coisa, mas quem sou eu pra me meter né?
Só não posso deixar as Divas que leem esse blog fazerem o mesmo. É melhor comprar menos e comprar bem do que ficar com um monte de tralha cosmética que a gente vai ficar com raiva por parecer amostra grátis. 

6) Peça ajuda pras vendedoras. Seja pra comprar maquiagem, eletrônicos ou bebidas, os funcionários tendem a entender mais das mercadorias à venda do que a gente, a menos que você já vá comprar algo na certeza.

7) Só leve os produtos comprados no embarque pra sua viagem se pretender usa-los durante a mesma. Tenho certeza de que você não vai querer pagar excesso de bagagem por causa do peso de coisas que você poderia pegar só na volta, mas às vezes é difícil desapegar de algo que acabamos de comprar, eu sei. Resista! 

Acho que é isso. Espero ter ajudado.

4 comentários:

Silvia disse...

Normalme

Silvia disse...

Normalmente não compro muito em freeshop, pq já gastei tanto na viagem que volto falida! Bjs

Karenin disse...

Aproveitando o comentário da Silvia, essas dicas realmente tem mais a ver com quem vai para países em que as mercadorias à venda no Free Shop não saem mais baratas do que no local de destino, mas tem coisas que valem muito a pena até para quem vai para os EUA, como alguns itens da MAC. bjs

Marcela disse...

Mesmo falida eu sempre penso que em poucos meses eu posso precisar de alguma coisa e isto vai ser uma pequena fortuna no Brasil.
Acho que os brasileiros são loucos por freeshop pq os nossos preços são surreais. Pronto falei. Adooooro freeshop, mesmo que já esteja abaixo da linha da pobreza. Como diz a minha amiga: o que é um peido....
Claro que depois me arrependo até o último fio de cabelo, penso em quem não tem nada para comer e isso rende muito pano pra manga na análise. bjs