Eu amo Berinjela!

Assumindo que esse blog tem sim seu lado bairrista e consequentemente fala muito sobre achados e situações ocorridas no Rio de Janeiro, resolvi falar de mais um dos meus programas favoritos no Centro da cidade.

Apesar de não trabalhar por lá eu acabo frequentando o Centro por diversas razões e sempre achei que os melhores itens em liquidação nas lojas acabam indo pras lojas de lá, e não ficando nas lojas dos shoppings. Por isso um simples passeio pelos arredores da Rua Sete de Setembro, Ouvidor, Quitanda, Rio Branco e adjacências pode render ótimas comprinhas nas melhores grifes da cidade.

Mas o post é pra falar de um sebo que é meu preferido há anos, o Berinjela. Quando compartilhei no facebook que tinha ido lá, percebi que algumas pessoas aqui do Rio não sabiam da existência dele, então resolvi compartilhar de forma mais ampla essa pérola do Centro da cidade.

O Berinjela fica escondido no subsolo da galeria dos Empregados do Comércio, que por sua vez fica na Rio Branco bem em frente ao metrô da Carioca (perfeito para quando você estiver indo a uma exposição na Caixa Cultural, bem em frente também).

Assim que a gente desce o caracol que leva ao subsolo a primeira visão é a maravilhosa e tradicionalíssima livraria Leonardo Da Vinci e o Gioconda Café. A Da Vinci é referência em livros importados, e o lugar certeiro para procurar livros que você não encontra em mais lugar nenhum. Ela pode não ter o glamour da Livraria da Travessa, mas os verdadeiros amantes de livros vão ficar maravilhados, pois trata-se de uma livraria que leva os livros à sério, sabe?


Olha só a carinha da Leonardo da Vinci! Livros que não acabam mais...

O Gioconda Café também é uma delícia para fazer uma pausa e folhear os livros recém-comprados, mas o post é mesmo sobre o sebo Berinjela, que fica lá no fundão da galeria.

Ele não é muito grande, mas a beleza está na escolha de títulos feita pelos donos. Aquela típica impressão de que você só está vendo livros que ninguém mais quer ler se desfaz na primeira passada de olhos pelas prateleiras.


Essa é a Berinjela. Adooooooro!!!! Ah, e aceita todos os cartões.

A organização é feita por temas e há uma sessão dedicada às novidades bem ao lado do caixa. No centro ficam os CDs e DVDs, todos igualmente bem selecionados, e não raro, com títulos quase impossíveis de achar em mp3 na internet.

O atendimento é excelente, e quando você já estiver sorrindo ao ver o preço escrito a lapis na primeira página alguém vai te abordar e informar que o valor é na verdade, metade do que está marcado. Esse momento é para mim, comparável a ir pro céu rs (mesmo já sabendo desse detalhe).

Quem busca algo específico pode consultar os vendedores, e em 5 minutos de conversa sobre seu gosto literário alguém será capaz de indicar um livro que vai te interessar e quando você se der conta, já estará com uma pequena pilha de livros nas mãos.

O saldo da minha última visita foram quatro livros e módicos R$38,00 gastos. Valor inferior ao livro mais barato pelo qual me interessei numa livraria comum.

Amo Berinjela!

Nenhum comentário: