A Lua vem da Ásia


Eu amo teatro, não é segredo pra ninguém, e mesmo sendo uma dica sempre meio local, as peças bacanas sempre podem excurcionar pelo Brasil e contemplar todas as leitoras que eu tenho de norte a sul (um dia eu chego lá).


A dica de hoje é sobre uma peça que assisti no CCBB por inacreditáveis R$5,00. Para quem vive dando desculpa de que teatro bom é caro, essa peça é a prova em contrário. A Lua vem da Ásia, peça em questão, é um monólogo encenado por Chico Diaz. Seu único defeito é ser demasiado longa (quase duas horas) e às vezes cansativa, mas o texto consegue ser engraçado e denso, fazer pensar, fazer pirar, fazer achar que tem mais gente que pensa loucuras além da gente e tudo mais.


Ao longo da peça vamos nos deleitando com incríveis formas de usar videografismos, com uma bela luz e com recursos cênicos tão simples quanto eficientes. Mas é na direção precisa e na magistral interpretação de Chico Diaz que está o encanto da montagem. Durante todo o tempo o que se vê é uma aula de interpretação para teatro, uma capacidade de dizer o texto com tal naturalidade (ou melhor, facilidade, já que naturalidade não é exatamente a tônica do teatro) que nem parece que teve que ser decorado e repassado diversas vezes até chegar no ponto. Diaz está seguro de seu personagem, e passeia pelas inúmeras variantes de sua personalidade como quem sempre viveu com ele dentro de si.


A Lua Vem da Ásia é uma peça para quem realmente gosta de teatro na veia rs, e não para quem simplesmente o frequenta de tempos em tempos. Não sei se me fiz entender, mas acho que já deu pra sacar que não é nada tipo Cócegas hehe.
De qualquer forma recomendo muito. Aqui no Rio ela fica em cartaz até o final de fevereiro. E quem for assistir, pode aproveitar e conferir a exposição do badaladinho Escher, que também tá valendo super a pena, especialmente pra quem curte arte lúdica e efeitos especiais da era pré-computador.

Nenhum comentário: