Buenos Aires, você precisa saber disso



Seguindo na série de posts sobre Buenos Aires, aqui vão algumas informações que eu gostaria de ter tido antes de sair do Brasil.



  1. Uma das coisas mais relevantes e que realmente afetaram a minha viagem foi a ausência de casas de câmbio pela cidade. Se você não quer perder tempo procurando por uma ou se não quer trocar todo dinheiro de uma vez correndo o risco de ter que destrocar perdendo dinheiro, a melhor opção é não levar muitos reais em espécie. Vá aos caixas 24hs e saque direto em pesos, assim você não fica dependente do horário das casas de câmbio e pode tirar $ na medida que for gastando. A taxa de conveniência é de cerca de R$8,00.


  2. A esmagadora maioria dos restaurantes de BA não aceita tarjeta, ou seja, cartão de crédito. O mesmo vale para boates e algumas lojas de roupa. Isso significa que você vai gastar bastante em espécie (ou efectivo, como eles dizem por lá), prepare-se para isso.


  3. Algumas lojas que vendem produtos exclusivamente feitos na Argentina possuem uma política de reembolso do imposto para turistas. Chama-se Tax Free e toda loja que participa tem um aviso perto do caixa. Vale para compras acima de 70 pesos e o reembolso é feito no aeroporto antes de embarcar, direto no seu cartão de crédito. Tudo que você precisa fazer é solicitar o Tax Free no estabelecimento onde estiver comprando.


  4. Se quiser andar de ônibus (super recomendo, são lindos e ainda proporcionam um tour pela cidade!) prepare-se para pagar em moedas. Como não há cobrador, você só consegue colocar moedas na máquina. O problema é que as moedas estão meio em falta por lá, então guarde as que receber de troco especialmente para isso, nada de facilitar pro vendedor de alfajor completando com moedinhas. Ah, e o valor da passagem varia de acordo com o destino, então tem que avisar ao motorista para onde você vai e ele te diz quanto custará a passagem. O valor máximo é 1,25 pesos.


  5. Ao chegar ao Aeroparque tome o taxi que tem preço fixo para te levar ao seu bairro. Dá pra pagar com cartão, os carros são super novos e o preço é OK. Além disso, você não vai se sentir enganada enquanto o motorista precisar rodar para achar o seu hotel, já que isso não vai afetar o preço final.


  6. O Real é aceito por muitos comerciantes, tanto de rua quanto nas lojas. Muitas vezes vale a pena pagar direto com a nossa moeda, mas fique de olho no cambio praticado para fazer as contas.


  7. A maioria dos restaurantes fecham para a tradicional siesta. Planeje-se para comer antes das 16hs ou depois das 20hs.


  8. Os portenhos vão te tratar muito melhor se você tentar falar um pouquinho de espanhol. Não precisa de nada demais, é só tentar falar usando a musicalidade do espanhol e adotar algumas palavras básicas como por favor, obrigada e com licença na lingua deles. Boa vontade é sempre sinônimo de respeito e cordialidade, e é isso que você vai ter de volta.


  9. As lojas de conveniência 24hs em geral não vendem bebida alcoólica, e as que vendem, só podem fazê-lo até as 22hs. Vai ser difícil fazer o aquece da night num desses lugares.


  10. Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar: a quantidade de furtos em BA é assustadora. Fique atento o tempo todo, especialmente no metrô, nas praças e em locais com maior concentração de pessoas. A trabalheira é grande se roubarem seu passaporte.


  11. Para identificar uma nota falsa (são muuuuuitas circulando por lá) é muito simples: basta olhar a cédula na vertical e na horizontal. As verdadeiras mudam a cor do valor da nota de verde para azul. As falsas ficam sempre verdes. Faça isso sempre que receber troco de notas maiores do que 20 pesos. É rápido e evita prejuízos.

2 comentários:

Felicio disse...

Eu sobrevivi!!!
=D

Cristiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.