BA - Dicas Culturales

Minha amiga super Diva e leitora desse blog me pediu dicas culturais de Buenos Aires, e como cultura na maior parte das vezes não custa caro pra gente adquirir (é mais questão de vontade do que de grana) eu acho que tem tudo a ver com esse blog falar sobre o assunto.


Vamos aos locais mais bacanas:




  • MALBA - O Museu de Arte Latino-Americana de BA reúne um acervo impressionante de obras de toda América Latina desde o início do século XX até os dias de hoje. A expô permantente tem obras de Diego Rivera, Botero, o nosso super famoso Abapurú, de Tarsila do Amaral entre tantas outras obras muito importantes e legais. A varanda também abriga obras de arte, especialmente esculturas, enquanto o segundo andar fica reservado às mostras itineirantes. No momento a atração é uma retrospectiva da obra de Marta Minujin, muito bacana. O ingresso custa 20 pesos.



  • Museu de Belas Artes - Bem perto do MALBA está o Museu Nacional de Belas Artes. Possivelmente o lugar mais próximo onde você poderá ver ao vivo obras de artistas como Picasso, Monet, Van Gogh, entre outros. Super vale a visita.



  • Em frente ao MNBA fica a Floraris Genérica (essa da foto do post abaixo). Uma bela escultura de metal suspensa sobre um laguinho nos jardins da Faculdade de Direito. Perfeito pra um descanso após a caminhada pelos museus.



  • Casa de Jorge Luis Borges e de Ernesto (Che) Guevara - essa é pra quem é fã de um ou de outro - ou dos dois. Por enorme coincidência as casas ficam a não mais que 3 quarteirões de distância uma da outra. Ambas em Palermo Soho.



  • Centro Cultural Borges - Uma grata surpresa dentro da Galeria Pacífico (o Mall mais badalado de BA). É só pegar um elevador e você chega lá. As expôs são sempre muito interessantes e surpreendentes, como a de fotos de autoria do ator Antonio Bandeiras. Há sempre shows e peças de teatro também. Vale consultar a programação antes de sair do Brasil.



  • Teatro Colón - depois da grande reforma o Colón está mais imponente do que nunca, à exemplo do nosso Theatro Municipal. A programação de Óperas e Concertos é sempre bem intensa e de muito boa qualidade.



  • Fundação PROA - O bairro da Boca já é um programa cultural por si só, mas junto à água, no final do Caminito, fica a Fundação PROA. Um lindo prédio de vidro que abriga exposições de arte contemporânea.



  • Prédios de Buenos Aires - as regiões mais antigas da cidade conservam prédios de arquiterura inglesa com seus telhados bem peculiares. É andar pelas ruas do Centro e da Recoleta observando. O bairro de San Telmo é um dos mais antigos, cheio de sobrados tombados pelo patrimônio histórico. A Plaza Dorrego, que abriga a tradicional Feira de Antiguidades aos domingos, é a segunda praça mais antiga da capital Argentina. Data de 1586. As lindas embaixadas também são dignas de observação, e os prédios públicos são de uma imponência que os tornam impossíveis de não notar. Destaque para os prédios das universidades. Enormes e muito bem conservados.



  • Casa Rosada - A sede do poder executivo tem uma iluminação super Diva! As luzes cor de rosa realçam ainda mais o tom da pintura que deu origem ao nome, merecendo uma passadinha durante a noite.




  • Livraria El Atheneo - apesar de ser uma loja de livros, a Atheneo merece figurar como programa cultural pela beleza e magnitude do prédio que a abriga. Situada quase na esquina da Calle Santa Fé com Callao, a livraria tem uma abóboda decorada com afrescos, um pé direito altíssimo, e uma estrutura que lembra um teatro de ópera (certamente o local já abrigou um teatro outrora), com livros e mais livros ocupando o que seriam os balcões nobre e simples, além da plateia, e o Café ocupando o palco, com direito a cortinas de veludo e tudo mais. A variedade de títulos impressiona, bem como a vista da própria livraria, em qualquer andar que se esteja. Impossível sair de mãos abanando.
  • Nenhum comentário: